html templates
  • Podologia Preventiva - O objetivo da podologia preventiva é evitar o surgimento de problemas e afecções nos pés, previnir, auxiliar e manter a saúde, o bem estar e o conforto para seus pés. .
  • Podopediatria - Essa especialidade tem como objetivo a investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o pé da criança e as suas repercussões no restante organismo. O diagnóstico e tratamento especializado do pé da criança são fundamentais para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais.
    Os problemas mais frequentes nas crianças são:
    Apoio incorreto dos pés;
    Desvio dos calcanhares;
    Juntar os joelhos (valguismo) – tendo como conseqüência quedas freqüentes;
    Diferença no comprimento dos membros inferiores;
    Dedos sobrepostos;
    Lesões da pele e unhas;
    Unha encravada;
    Excesso de transpiração;
    Verrugas plantares.
    Sendo que muitas destas alterações estão de acordo com a fase de crescimento em que a criança se encontra, não se apresentando muitas vezes como patologias, mas sim como algo passageiro que será ultrapassado sem sequelas à medida que ocorre o crescimento.
  • Podogeriatria - A podogeriatria clínica é de fundamental importância para garantir a saúde dos pés e a qualidade de vida dos idosos, observamos que nesta fase ocorrem alterações nas funções motora e da visão.  Várias limitações podem acarretar ao idoso o surgimento de patologias nos pés decorrentes da falta de higiene básica como por exemplo, dificuldade em abaixar para hidratar os pés, pouca visão os deixam sem cortar as unhas, a má circulação promove o aparecimento de fissuras e lesões, micoses e outras patologias, além da diabetes que faz com que surjam diversas alterações nos membros inferiores.  O tratamento consiste em identificar e eliminar as causas e quando a afecção estiver instalada definitivamente, deve-se manter os cortes da unha de forma correta, desgastando-a a fim de diminuir a espessura e manter o aspecto estético e funcional adequado.  A orientação ao paciente e ao cuidador é a principal ferramenta para manter os pés saudáveis de um idoso, evitando infestações de outras unhas e também em outros membros da família.
  • Pés Diabéticos - Neste caso é de suma importância o estudo, prevenção e tratamento de pé diabético, vascular, reumático e neurológico.  A atuação fundamental para prevenir complicações de pés com alterações metabólicas, neurológicas, sistêmicas e vasculares. Quando não tratadas, as lesões que surgem em pacientes com pé em risco podem gerar graves consequências, como gangrena e amputação. 
  • Podologia Desportiva - Os atletas precisam de cuidado redobrado com os pés. Afinal, bolhas, unhas encravadas e outras podopatias afetam a performance e podem deixar o atleta fora de uma competição. Trabalhando de forma multidisplinar, junto com a equipe médica, o trabalho com atletas profissionais e amadores são feitos a fim de prevenir dores e doenças, gerar saúde e bem-estar e garantir um bom desempenho no esporte. 
  • Podologia Laboral - Para auxiliar os trabalhadores no alíviao e prevenção de dores e podopatias resultantes das longas horas de expedientedores, o tratamento dos pés de funcionários de empresas, estuda as causas das dores e sugere soluções para melhorar a saúde dos pés do trabalhador. Em todo o processo, são consideradas as particularidades do paciente e das atividades que ele exerce diariamente no trabalho.